sábado, 9 de outubro de 2010

Nutrição em Saude Pública

Uma das dúvidas mais frequentes a respeito do Nutricionista é sobre o que realmente o Profissional da area faz.


          Pensando nisso eu trago um texto que irá tirar boa parte destas dúvidas! Veja:



NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

   A nutrição em saúde pública atua na segurança sanitária de produtos e serviços, na promoção da alimentação saudável, no monitoramento alimentar e nutricional e no controle dos distúrbios e deficiências nutricionais que possibilita incorporar um novo olhar sobre o perfil nutricional da nossa população.
   O país passa atualmente por um período marcado pela transição epidemiológica, resultando em uma maior morbidade e mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis, no nível nacional e ainda persistindo altas taxas de morbidade por doenças transmissíveis, associadas às deficiências nutricionais, em áreas economicamente e socialmente vulneráveis.
   As mudanças no perfil de alimentação impactado pelo processo de urbanização crescente e dos efeitos da globalização de hábitos de consumo e padrões de comportamento são nutricionalmente interpretadas pelas prevalências crescentes de sobrepeso e obesidade em jovens e adultos. Soma-se a isto, o envelhecimento da população brasileira, na qual o número de pessoas idosas já representa 8% do total indicando a necessidade de uma atuação da nutrição em saúde pública voltada ao enfrentamento das questões alimentares e nutricionais em todas as etapas do ciclo de vida.
   A alimentação é um direito humano fundamental e que envolve se ver livre da fome e a promoção da alimentação saudável e adequada para todos.
   A saúde pública irá atuar na “defesa da vida”, reduzindo a mortalidade infantil e materna, e fortalecendo a atenção básica, promovendo a saúde, propondo medidas de prevenção das deficiências nutricionais, ensinar princípios básicos que devem fundamentar o programa de educação em saúde na escola, caracterizar os problemas alimentares e nutricionais e analisar os processos causais e as formas de intervenção para minimizá-los, aplicar um programa de atenção primária à saúde e de vigilância sanitária dos alimentos.



                                Referencia: http://www.ibb.unesp.br/ejenutri/documentos/saude_publica.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário